Unicamp cancela matrícula de 9 alunos por fraude no sistema de cotas raciais

A Unicamp cancelou as matrículas de nove estudantes após constatar que eles ingressaram na Universidade o sem atender aos critérios do sistema de cotas étnico-raciais.

As apurações começaram em junho, após a universidade estadual receber 141 denúncias,“Foi considerado pela comissão que eles não atendiam às características fenotípicas.

Eles foram comunicados e tiveram dez dias úteis para recurso interno. Alguns foram reconsiderados, outros não […] Foi um trabalho feito com muito cuidado e determinação.”

O resultado indicava, antes da apuração, 1.007 estudantes beneficiados pelo sistema, o equivalente a 29,4% dos novos alunos.

Deste total, 711 ingressaram pelo vestibular tradicional e 296 por meio da seleção que tem como critério a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo os números da própria instituição.

“Foram seguidas normas e critérios estabelecidos em outras universidades que têm esse sistema há mais tempo.

A comissão está de parabéns, foi um trabalho difícil, cada um foi entrevistado pessoalmente, um trabalho muito importante”, explica Knobel.

De acordo com o reitor, outras dez pessoas indicadas nas denúncias por fraude nas Cotas Raciais já tinham abandonado os cursos da Unicamp antes do resultado da comissão. “Já estavam inativas”, lembra o reitor.

Alunos com matrícula cancelada estavam nos cursos de Administração, Engenharia civil, Engenharia mecânica, Engenharia química, Estatística, Geografia, Licenciatura em química eLicenciatura em matemática

e o resultado foi confirmado ao portal G1 pelo reitor, Marcelo Knobel.

DEIXE UM COMENTÁRIO