Busca por cirurgia plástica aumenta no inverno: Entenda e prepare-se!

Pós-operatório da cirurgia plástica é mais fácil no inverno, mas ainda exige cuidados e planejamento.

Os meses entre maio e agosto tendem a concentrar boa parte das cirurgias plásticas realizadas anualmente no Brasil. O dado não é uma coincidência e essa ocorrência se deve aos benefícios de realizar procedimentos estéticos durante o inverno.

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) revelam que a estação tem um aumento de 50% na demanda por cirurgias plásticas quando comparada com as demais. Especialistas confirmam o crescimento da procura durante o período e os benefícios da opção.

Durante o inverno, as cirurgias mais procuradas pelos pacientes são lipoaspiração, mamoplastia de aumento, abdominoplastia e rinoplastia e blefaroplastia. Saiba mais a seguir!

Por que a procura por cirurgia plástica aumenta no inverno?

Os cirurgiões plásticos especializados confirmam que a opção pelas cirurgias plásticas no inverno apresentam benefícios e facilidades que justificam a procura crescente pelos procedimentos estéticos nesse período. Confira a seguir cinco fatores destacados pelos profissionais!

Menor exposição solar

Uma das recomendações frequentes no pós-cirúrgico dos procedimentos estéticos é evitar a exposição solar e sempre usar protetor solar. O inverno facilita o cumprimento desses cuidados visto que a incidência do sol é menor.

Quanto menos sol tomar durante a cicatrização, melhor ela vai ocorrer, além de minimizar as chances de surgirem manchas na pele.

Menos inchaço

Durante a recuperação de qualquer técnica cirúrgica o inchaço é um problema. O que ocorre é que ele é mais comum quando as temperaturas estão elevadas, pois elas favorecem a dilatação dos vasos sanguíneos e o acúmulo de líquidos.

Quando as temperaturas são mais amenas, esse desconforto torna-se menor durante a recuperação, facilitando o pós-operatório.

Mais conforto ao usar a cinta

Algumas cirurgias plásticas exigem o uso de cinta pós-cirúrgica ou meias de compressão, como a abdominoplastia e a lipoaspiração. O uso da cinta é fundamental para melhorar a recuperação dos tecidos, reduzir o acúmulo de líquidos e diminuir os hematomas.

A cinta é bem justa, de forma que no verão pode causar diversos desconfortos ao paciente em recuperação, enquanto no inverno ela pode ser usada embaixo da roupa, causando menos incômodo, o que garante um uso mais correto.

Recuperação antes do verão

Muitas pessoas realizam as cirurgias plásticas justamente para ter uma estética mais agradável durante o verão, período no qual as viagens e passeios nas praias são comuns, mostrando os resultados das intervenções estéticas.

Por essa razão o inverno torna-se um período mais adequado aos procedimentos, pois permite que haja tempo suficiente para recuperação sem que haja complicações, visto que três a quatro meses é o período indicado para verificar os resultados das técnicas.

Férias escolares

Outro aspecto favorável ao inverno é que no Brasil o período coincide com as férias escolares, permitindo que pessoas que estudam utilizem esse intervalo para realizar a técnica.

Da mesma forma, pessoas com filhos podem aproveitar as férias, pois o período reduz a necessidade de deslocamentos associados a levar e buscar na escola ou outras atividades.

Portanto, são diversos os fatores que fazem do inverno um período mais confortável para realização das cirurgias plásticas, justificando o aumento da procura nessa estação.

Como se preparar para uma cirurgia plástica?

Caso esteja interessado em realizar uma cirurgia plástica no inverno que se aproxima, esse é o momento adequado de começar os preparativos para garantir mais tranquilidade e segurança na realização do procedimento.

Confira a seguir 5 dicas de como se preparar para uma cirurgia plástica, garantindo o planejamento e cuidados de saúde apropriados.

Procure um médico de confiança

De acordo com a SBCP, 94% dos procedimentos que apresentam complicações são realizados por profissionais que não tem especialização. Por essa razão, o primeiro passo é procurar um cirurgião plástico de confiança, membro da SBCP e com experiência na técnica desejada.

Faça os exames necessários

Antes de se submeter a qualquer procedimento cirúrgico o paciente deverá realizar uma série de exames que garantam o estado de saúde, devendo ser verificado pelo médico se ele está apto a realizar a intervenção. Os principais exames são:

  • hemograma;
  • coagulograma;
  • glicemia em jejum;
  • dosagem de ureia e creatinina;
  • dosagem de anticorpos;
  • exame de urina;
  • exames cardiológicos;
  • exames de imagem.

Destaca-se que os exames têm uma “validade” máxima de três meses. Caso sejam realizados antes deste prazo deverão ser refeitos antes da cirurgia.

Cuide da alimentação

A alimentação é um aspecto importante antes da cirurgia plástica, principalmente pela importância do paciente estar dentro do peso adequado para realizar o procedimento.

Reduza a quantidade de açúcar, frituras, alimentos ultraprocessados e álcool, priorize uma alimentação mais balanceada e natural antes da cirurgia.

Faça atividades físicas

As atividades físicas também são importantes para que o paciente esteja no peso adequado e também para melhorar as condições físicas, evitando problemas que podem ocorrer na cirurgia e durante a recuperação, como dores musculares devido muitas horas em repouso.

Planeje o pré e pós-operatório

O planejamento é o maior aliado de qualquer procedimento. Antes de submeter-se à cirurgia planeje o pré-operatório, com tempo para exames, alimentação correta, interromper hábitos ruins, como o tabaco etc.

Também é essencial cuidar de como será o pós-operatório. Se você tiver filhos pequenos, verifique com quem eles poderão ficar nos primeiros dias, atente-se ao afastamento no trabalho, preparo das refeições, ajuda no banho, entre outros cuidados que podem ser necessários para uma recuperação mais adequada.

Portanto, mesmo com as facilidades de realizar uma cirurgia plástica no inverno, é fundamental que o paciente se prepare para o pós-cirúrgico, seja após um implante de prótese de mama ou uma abdominoplastia, pois todos os procedimentos estéticos exigem repouso e cuidados especiais.

DEIXE UM COMENTÁRIO