Habitantes de uma vila francesa constroem um muro para evitar a presença de refugiados

Os habitantes de uma vila francesa mostraram sua raiva contra a decisão do governo em abrigar refugiados em um antigo hotel na cidade sem antes realizar uma consulta popular.

Dezenas de moradores de Séméac, sudoeste da França, uniram-se e construíram um muro ao redor do hotel que era para ser usado como abrigo para muitos refugiados. O muro possui 18 metros de comprimento e quase dois metros de altura, e foi construído de forma voluntária entre os moradores.

“Nós não somos contra a chegada de imigrantes , ” diz Laurent Teixeira à AFP. “Mas deveriam ter nos consultado antes. Nós somos o povo desta aldeia, e temos o direito de decidir se queremos ou não aceitar refugiados em nossa vila “.

As autoridades francesas tinham em mente abrigar 85 refugiados no edifício que agora não possui mais acesso por causa da parede.

“Não tem nada preparado para a chegada desses refugiados! As escolas e serviços públicos não dispõem de espaço para mais pessoas “, acrescenta Laurent.

O governo adquiriu dezenas de edifícios para abrigar esses refugiados, um investimento de dinheiro público numa infra-estrutura que nunca foi utilizada nem pelo próprio povo da cidade.

Séméac é uma pequena cidade de 5.000 habitantes e o F1 Hotel é um dos 62 edifícios adquiridos pelo governo para abrigar refugiados.

Um total de 85.000 pessoas procuraram asilo na França no ano passado, um número que não inclui os refugiados sem documentos que podia exceder 30.000.

DEIXE UM COMENTÁRIO