O ex-presidente Lula, teve sua pena reduzida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta terça-feira (23) e poderá cumprir o restante da sua pena no semiaberto a partir do mês de setembro deste ano.
Todos os quatro ministros que participaram da sessão do (STJ) que julgou recurso do ex-presidente votaram pela redução da pena do petista.
Lula está preso desde o dia 7 de abril de 2018, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). O ex-presidente também foi condenado em primeira instância em outra ação, do sítio de Atibaia, a 12 anos e 11 meses de reclusão, sentença imposta pela juíza federal Gabriela Hardt. A defesa de Lula tentou pedidos no STF, STJ e no TRF-4 para soltar o petista.
Lula vai ter que cumprir 17 meses para ir para o semiaberto. Como já cumpriu cerca de 13 meses, faltariam ainda quatro meses. A leitura na prisão pode diminuir sua pena.
Agora a torcida da defesa do ex-presidente Lula é para um recurso positivo como foi esse, porém, no caso do sítio de Atibaia.
Se o ex-presidente for condenado em segunda instância no caso do sítio até setembro, pode esquecer a expectativa de cumprir a pena no semiaberto.
Porém, a defesa já anunciou que vai recorrer da decisão do STJ até conseguir a absolvição.