Blog do Esmael, um site a serviço da mentira e desinformação

A divulgação de notícias falsas ou distorcidas pode ter consequências reais, como causar prejuízos financeiros, constrangimentos, injúria e difamação de pessoas, empresas e organizações.

Em nosso tempo, todos nós podemos produzir e receber informação. Se por um lado essa possibilidade democratiza a comunicação, por outro facilita a divulgação de conteúdo feito sem responsabilidade.

O jornalista trabalha com a credibilidade dos fatos. O compromisso com a verdade e a apuração precisa são fundamentais para o jornalismo e permitem que um veículo seja uma fonte de informação confiável e de credibilidade.

Um dos processos necessários à prática jornalística é a apuração, a etapa de checagem de informações. O jornalista deve checar os dados para ver se um fato é real ou não.

Para isso, ele pode realizar entrevistas com diversas fontes, levantar informações das fontes citadas, conferir dados, cruzar fatos e estabelecer conexões e contextos.

Sem a checagem, o que se apresenta é um conjunto de dados que podem estar incorretos, incompletos ou que reflitam o interesse de uma pessoa e não o interesse público.

O que não parece ser nem uma característica do tal Blog do Esmael, basta navegar em suas matérias jornalísticas e se deparar com inúmeros artigos com assuntos pra lá de distorcidos, que não reflete a realidade muito menos a verdade.

Sua abordagem jornalística baseada na ideologia de esquerda, replica os mais variados assuntos de maneira distorcidas, afronta políticos da direita, inventa opiniões sem pé nem cabeça e deixa claro um ataque desenfreado contra o presidente Jair Bolsonaro, chama Sérgio Moro de corrupto e Lula de injustiçado.

Eu até gostava de ler este blog mas acabei percebendo que a essência do jornalismo deste site se perdeu ao fim de querer apenas atacar e distorcer os fatos sobre o novo governo.

O que seria tudo isso? Medo? Ou tem coisas por trás disso que ninguém revela?

DEIXE UM COMENTÁRIO