Bombardeiros estratégicos americanos voam perto da China em resposta à série de voos de aviões de guerra chineses sobre Taiwan, indicam relatórios

Dois bombardeiros estratégicos americanos ‘Rockwell B-1 Lancer’ voaram dentro da Zona de Identificação de Defesa Aérea do Mar da China Oriental (ADIZ) na segunda-feira (16), em resposta a uma série de voos de aviões de guerra chineses sobre Taiwan nas últimas semanas, de acordo com vários relatórios.

Os dois bombardeiros americanos, MAZER01 e MAZER02, foram identificados pelo rastreador de voos militares Aircraft Spots no Twitter na segunda-feira (16).

A Aircraft Spots twittou, “B-1Bs MAZER01 & 02 da Força Aérea dos EUA [USAF] partiram da Base Aérea Andersen, em Guam a caminho do Mar da China Oriental. Reabastecimento Aéreo dos USAF KC-135Rs PEARL21 e 22 no bloco FL190-230”.

A Aircraft Spots observou que os dois bombardeiros dos EUA receberam reabastecimento aéreo de mais dois KC-135 da Força Aérea dos EUA na área a nordeste de Taiwan.

O gabinete de Relações Públicas das Forças Aéreas do Pacífico dos EUA (PACAF) informou em um comunicado que “todas as interações entre os bombardeiros e a PLAAF foram seguras e profissionais e não impactaram ou alteraram sua missão”.

“Os Estados Unidos continuarão a voar, navegar e operar onde quer que a lei internacional permita, incluindo no espaço aéreo internacional do Mar da China Oriental. A implementação e aplicação da República Popular da China (RPC) de sua Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) declarada no Mar da China Oriental são inconsistentes com o direito internacional. O direito internacional não permite que um Estado que declare uma ADIZ condicione o trânsito de aeronaves estrangeiras através do espaço aéreo internacional mediante notificação prévia de suas autoridades, como é o caso da RPC ”, acrescentou o comunicado.

“Os Estados Unidos permanecem dedicados a uma região Indo-pacífico livre e aberta e conduz operações na região e globalmente de acordo com a lei internacional e com o devido respeito pela segurança de outras aeronaves”, observou a declaração da PACAF.

O South China Morning Post relatou regras internacionais que aeronaves estaduais voando sobre ADIZ de outra nação devem notificar a nação relevante antes de fazer isso, mas que os EUA e o Japão não reconhecem a reivindicação da China sobre a área.

A Newsweek relatou que o aparente voo dos EUA sobre a ADIZ da China supostamente levou a Força Aérea do Exército de Libertação do Povo da China a despachar dois de seus próprios aviões de guerra em perseguição e ordenar que a aeronave dos EUA “partisse imediatamente”. O vídeo publicado na plataforma de mídia social chinesa Weibo pretendia compartilhar uma gravação das transmissões do MAZER01 para um controlador de tráfego aéreo baseado em Tóquio, no Japão, antes dos pilotos chineses intervirem em sua própria transmissão de rádio e exigirem que os aviões dos EUA deixassem a área.

A Newsweek relatou que o voo dos bombardeiros B-1B dos EUA é um avanço em relação às atividades de voo usuais da Força Aérea na China, que consistem principalmente em voos de reconhecimento militar e aviões espiões de propriedade privada que monitoram a atividade militar chinesa.

A interação de segunda-feira entre as aeronaves chinesas e americanas ocorre no momento em que os voos militares chineses sobre o vizinho Taiwan se tornaram uma ocorrência quase diária desde setembro, de acordo com os registros do Ministério da Defesa de Taiwan relatados pela Newsweek.

Aviões de guerra chineses sobrevoaram Taiwan quando o Subsecretário de Estado para o Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente dos EUA, Keith Krach, visitou Taiwan em setembro.

Os voos militares chineses continuaram sobre Taiwan, e o voo do bombardeiro B-1B dos EUA perto de Taiwan na segunda-feira ocorreu no mesmo dia em que o Ministério da Defesa Nacional de Taiwan tuitou que “duas aeronaves [do Exército de Libertação do Povo], Y-8 ASW e Y-8 EW, entraram no ADIZ sudoeste de Taiwan em 16 de novembro, as rotas de voo conforme ilustradas. A Força Aérea de Taiwan (ROCAF) implantou aeronaves de patrulhamento e sistemas de mísseis de defesa aérea para monitorar as atividades. #Guarda e #ProtejaoNossoPaís”.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO