Boris Johnson e Bill Gates discutem novas pandemias

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson se reuniu nesta quinta-feira, 12, com Bill Gates para discutir a implantação de um programa global de “segurança sanitária”.

A intenção é utilizar a presidência do G7 da Grã-Bretanha para acelerar esse processo.

Boris Johnson disse que o co-fundador da Microsoft “alertou” sobre como o mundo estava despreparado para uma crise de saúde global muito antes do vírus chinês.

Ainda de acordo com o premiê, será necessário um “esforço global” para prevenir futuras pandemias. Ele acrescentou que os líderes devem “atender ao seu chamado” para impedir que “algo assim volte a acontecer”.

Vacina

Johnson e Gates também conversaram chefes de dez empresas farmacêuticas e de ciências biológicas para discutir como os governos podem trabalhar com a indústria para prevenir as “futuras pandemias”.

O ministro se comprometeu a usar a presidência do G7 do Reino Unido no próximo ano para construir uma nova “abordagem global” para a segurança da saúde, com um plano de cinco pontos para proteger a humanidade contra outra pandemia.

Ele comprometeu 500 milhões de euros para financiar a aquisição de vacinas para serem destinadas aos países mais pobres. Boris anunciou ainda um plano, desenvolvido com a Fundação Bill e Melinda Gates e o The Wellcome Trust, para ajudar a impedir as “futuras pandemias”.

As propostas incluem o desenvolvimento de uma rede global de “centros zoonóticos” para identificar patógenos perigosos antes que eles passem de animais para humanos, bem como melhorar a capacidade de fabricação de tratamentos e vacinas.

DEIXE UM COMENTÁRIO