Câmara rejeita PEC que aumentaria influência política no Ministério Público

A Câmara dos Deputados negou, no início da noite desta quarta-feira (20), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/21, que visava alterar a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Na prática, a medida poderia aumentar a influência de políticos nas indicações do MP. O texto foi rejeitado por 297 a 182 votos.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), articulou para colocar a PEC em votação outras vezes e não conseguiu. Por alterar a Marta Magna brasileira, o projeto precisava de aprovação de pelo menos 308 votos em dois turnos.

A ideia foi amplamente criticada por integrantes do MP, que temiam interferências políticas se a matéria fosse chancelada.

A PEC aumentava de 2 para 5 o número de indicados pelo Congresso no CNMP. Com as mudanças, o número de integrantes no colegiado saltaria dos atuais 14 para 17.

O texto também previa que o corregedor fosse escolhido pelos parlamentares. Atualmente, o posto responsável por conduzir processos disciplinares é nomeado pelo CNMP, em votação secreta, dentre os próprios membros do Ministério Público.

O post Câmara rejeita PEC que aumentaria influência política no Ministério Público apareceu primeiro em Conexão Política.

DEIXE UM COMENTÁRIO