Mark Burnett, Roma Downey, Samuel Rodriguez, Gabe Lyons, Russell Moore, e outros líderes religiosos cristãos estão pedindo para fazer um minuto de silêncio e oração pelos 21 cristãos coptas egípcios degolados pelos terroristas ISIS em 2015. Eles pediram na época do ex-presidente Obama para fazer mais para resolver a perseguição dos cristãos pelo ISIS.
“Nós estamos condenados e convencido de que o terror e a intolerância não podem, e não vão, apagar a luz da graça, da verdade e do amor de Deus”, disse o Rev. Rodriguez, presidente da National Hispanic Christian Leadership Conference, que faz parte da chamada para os cristãos para lembrar e homenagear os 21 mártires egípcios coptas.
“Esperamos que os líderes de todo o mundo irão se juntar a nós em honrar aqueles que perderam suas vidas, orar por aqueles que sofrem, e repudiar todos os atos de terror”, acrescentou Rodriguez, que representa mais de 100 milhões de evangélicos hispânicos em todo o mundo, em um comunicado lançado pelos líderes.
Produtores de televisão premiados Burnett e Downey; Moore, presidente da Ética e Comissão de Liberdade Religiosa; e Lyons, fundador da Q Ideas, também se juntaram ao esforço.
Os líderes têm criado uma página web, 21martyrs.com, permitindo que os cristãos baixem um vídeo que pode ser tocado antes de um minuto de silêncio realizado em igrejas e reuniões cristãs no domingo.
O ISIS, também conhecido como ISIL, é um ramo da Al-Qaeda, que procura formar um emirado islâmico na região do Levant através de “jihad”. Ele ganhou o controle sobre grandes territórios no Iraque e na Síria.
O vídeo feito pelos líderes cristãos fala sobre o grupo terrorista Boko Haram na Nigéria, que, também, já matou numerosos cristãos.
Desde o primeiro século, os cristãos têm sofrido perseguição, diz o vídeo. No entanto, no meio da morte, a Igreja permaneceu viva e esperançosa lembrando a promessa de Jesus: “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”, ele acrescenta, citando Mateus 5:10.
“Perseguição aos cristãos acorda a Igreja adormecida”, Lyons disse no mesmo comunicado. “Esta chamada à memória e oração nos lembra que o sangue dos mártires sempre foi a semente para uma Igreja revivida. Que permaneçamos sóbrios e caiamos de joelhos em oração para que Deus agite os nossos corações à obediência.”
Eles estão apelando para as Nações Unidas a convocar uma cimeira sobre a perseguição aos cristãos em todo o mundo.
O esforço está sendo liderado por James Robison, fundador do Life Outreach International; Johnnie Moore, autor de Defying ISIS; Mathew D. Staver, Esq, fundador e presidente do Liberty Counsel; Dr. Mark Williams, superintendente geral da Church of God; Dr. Doug Beacham, superintendente geral da The International Pentecostal Holiness Church; Dr. Glenn Burris, presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular; e outros.