Embaixada Brasileira em Londres é vandalizada

Nesta terça-feira (13) um grupo de ativismo ambiental vandalizou a embaixada brasileira em Londres. O grupo chamado ”Extinction Rebellion” jogou tinta e fez pichações com dizeres ”Marielle Vive”, ”Ele Não” e ”Nenhuma gota a mais”.

Dois ativistas do grupo que se manifesta pelo clima subiram em uma estrutura de vidro acima da entrada da embaixada, e outros dois se posicionaram nas janelas do prédio.

Como forma de protesto, impressões de mãos e marcas de tinta vermelha foram feitas em toda a fachada, e frases como “No more indigenous blood” (Chega de sangue indígena, em tradução livre) foram escritas na estrutura.

Em nota, a embaixada afirmou que o “direito de protestar é assegurado em democracias como o Brasil e o Reino Unido”, mas que o “direito de vandalizar, esse não existe em país algum”.

O comunicado segue dizendo que a embaixada ficará em contato com as autoridades locais para “acompanhar as investigações cabíveis”.

O grupo Extinction Rebellion, que causou uma interrupção generalizada no centro de Londres por várias semanas no início deste ano, disse que o protesto desta vez visava desafiar o governo brasileiro por “abusos de direitos humanos sancionados pelo Estado”.

O protesto foi acompanhado pela Polícia Metropolitana de Londres.

Segundo os manifestantes, o protesto foi programado para coincidir com a marcha de mulheres indígenas em Brasília nesta terça-feira, e que ações semelhantes estão ocorrendo em embaixadas brasileiras no Chile, Portugal, França, Suíça e Espanha.

DEIXE UM COMENTÁRIO