Entenda como funciona o simulador da poupança

Para muita gente, guardar dinheiro é sinônimo de poupança! Atualmente, 43% de todo o dinheiro investido pelos brasileiros está na caderneta de poupança, segundo relatório da Anbima.

A poupança mesmo sendo vítimas de diversas críticas por grande parte dos economistas e estudiosos das finanças pessoais, ainda é o tipo de investimento feito por grande parte dos brasileiros.

A poupança mesmo rendendo pouco e sem levar em conta a inflação apresenta pontos extremamente importantes na caminhada da vida financeira próspera, portanto, ela pode ser considerada como o primeiro degrau.

Vamos falar sobre algumas informações que você precisa saber na hora de utilizar a poupança.

Como é calculado o rendimento da poupança?

O rendimento da poupança é determinado pela Taxa Selic. Caso a taxa seja igual ou abaixo de 8,5% no dia do depósito, a poupança renderá 70% da Selic + a TR do dia. E caso a taxa  apresentar valores acima disso, o rendimento será de 0,5% + a TR do dia. A Taxa referencial do dia é divulgada diariamente pelo Banco Central.

Como funciona o simulador da poupança?

O simulador de poupança vai levar em conta a Taxa Selic e a Taxa Referencial do dia, além disso, ele pode ou não apresentar os valores líquidos ou os valores brutos, levando em conta a taxa de inflação.

Quanto mais completo o simulador, mais perto dos valores corretos, ele chegará. Com as alterações nas taxas que controlam a poupança são bastante variáveis, não há como ter um grande controle, por isso é melhor fazer simulações a curto prazo.

Como utilizar o simulador de poupança?

Esta é uma ferramenta útil para que você consiga se organizar financeiramente e planejar o quanto de dinheiro deve começar a poupar para atingir um montante  específico.

O simulador poupança vai pedir algumas informações, tais como: depósito inicial, data de depósito inicial e data quando se pretende fazer o resgate.

Dessa forma, o simulador vai conseguir fazer o cálculo de quanto você terá acumulado com depósitos frequentes por um determinado período de tempo.

Como utilizar a poupança de forma inteligente?

Para utilizar a poupança de forma inteligente é preciso entender que o seu dinheiro não pode ficar parado nela. Use-a como forma de aprender a poupar dinheiro.

Antes de tudo, você precisa definir quais são os seus objetivos financeiros a curto e a longo prazo e a sua poupança deve ser uma ferramenta para você começar a ter uma reserva de dinheiro e partir para outros investimentos mais rentáveis.

Aprenda primeiro a usar a poupança e se concentre em poupar o máximo de dinheiro possível em 1 ano. Além disso, é importante ter em mente as reservas de dinheiros básicas de uma vida financeira saudável, tal como: de 6 meses a 1 ano do seu salário mensal, por exemplo.

Dessa forma, você já vai ter uma reserva de dinheiro e ir planejando os próximos investimentos.

Alguns pontos importantes sobre poupança

  • A Poupança vem apresentando nos últimos anos rendimentos muito baixos e isso tende a diminuir ainda mais.
  • A Poupança não leva em conta a inflação, por isso mesmo que ela renda, o seu poder de consumo não é mantido, ou seja, você sempre acaba perdendo poder de compra.
  • Você sempre deve fazer o cálculo do rendimento levando em conta a inflação
  • Mesmo sendo importante ter o hábito de poupar, não é vantajoso deixar o seu dinheiro parado na poupança por mais de 1 ano, por exemplo.
  • Há muitos outros investimentos que também tem um retorno fixo, pesquise mais sobre as suas opções de renda fixa, tais como: LCI, CDB e Tesouro Direto.
  • Todos os bancos pagam os mesmos juros em poupança, pois, isto é regulamentado pelo Banco Central, ou seja, não faz diferença em qual banco você tem uma poupança.
  • Você sempre deve resgatar o dinheiro após a data de aniversário para poder receber os juros do período, por isso fique atento aos dias que realizar depósitos.

Leve sempre em conta esses pontos e use bons simuladores de poupança, quanto mais completos eles forem, maior vai ser o seu controle sobre o seu dinheiro.

DEIXE UM COMENTÁRIO