É verdade que a equipe do Professor Abdel Muhammad Gader encontrou restos de um grande exército que teria morrido durante a travessia do Mar Vermelho relatada na Bíblia?
A notícia apareceu com força na primeira quinzena de maio de 2016 na web, mas já circula há um certo tempo em diversas publicações feitas em sites e blogs. De acordo com a manchete, arqueólogos teriam confirmado um polêmico fato bíblico com esta espantosa descoberta.
Confira matéria que circula:
Foram encontrados no fundo do Mar Vermelho uma grande quantidade de ossos humanos datados do século 14 antes de Cristo.
A descoberta foi feita por arqueólogos quando buscavam artefatos antigos da Idade do Bronze, quando se depararam com mais de 400 esqueletos diferentes, juntamente com armaduras, armas e dois carros de guerra.
No local, não foram encontrados vestígios de embarcações naufragadas, o que levou a equipe deduzir que foram mortos em terra seca, pois os corpos estavam presos em grande quantidade de argila e rocha, como se tivessem sido mortos por um maremoto ou deslizamento de terra.
Milhares de esqueletos
Estima-se que cerca de 5000 mil outros esqueletos de soldados estão dispersos em outras áreas.
Pesquisadores sobre essa descoberta acreditam que esses soldados não são outros senão o exército egípcio que sucumbiu diante de Moisés e do povo de Israel durante a travessia do mar vermelho.
Mais pesquisas serão feitas no local para a recuperação de mais vestígios que provam para muitos historiadores que não acreditam, que a travessia em terra seca no mar vermelho pelo povo de Israel de fato aconteceu.
Logo de cara já podemos notar que a notícia não é datada. Ela diz apenas que a descoberta foi divulgada “ontem à tarde”, mas como podemos verificar em uma busca no Google, essa história ronda a internet desde o final de 2014. Ou seja, quem a inventou, usou o artifício de não datar o boato para que ele possa ser reutilizado diversas vezes e quem a ler irá achar que se trata de algo recente!
A notícia afirmando que arqueólogos teriam encontrado provas da travessia do Mar Vermelho citada na Bíblia é falsa! Tudo começou em uma postagem feita em um site humorístico de língua inglesa.