Decolou neste domingo (27) uma missão com 130 integrantes das Forças de Defesa de Israel que vão ajudar no resgate das vítimas da tragédia em Brumadinho (MG).
O avião fretado da companhia israelense El Al deixou Tel Aviv por volta das 6h30 (horário brasileiro de verão) e o pouso em Confins está previsto para acontecer por volta das 21h30.
As equipes vão levar equipamentos de ponta para tentar localizar sobreviventes e corpos soterrados pela lama da barragem da mineradora Vale que se rompeu na última sexta-feira (25).
Antes do embarque, as Forças de Defesa de Israel postaram no Twitter uma foto do grupo que viaja ao Brasil, com a frase: “salvar vidas não é sobre o quão longa é a distância, é sobre o quão longe você está disposto a ir”.
A delegação é composta por soldados, oficiais, engenheiros, médicos e especialistas da unidade submarina da Marinha israelense. Também viaja o embaixador de Israel para o Brasil, Yossi Sheli.
“Vai ser um desafio como nenhum outro e estamos prontos para atender”, declarou o comandante do grupo, coronel Golan Vach.
O presidente Jair Bolsonaro e o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, negociaram o envio do apoio da equipe especializada.
No Twitter, Nenanyahu, que esteve na posse de Bolsonaro, disse ter falado com o presidente para sugerir “que Israel envie assistência imediata para o local do desastre e ajude na busca dos desaparecidos”.
Moments before their plane takes off for Brazil, our delegation is making some final preparations for this important mission. #IDFinBrazil pic.twitter.com/ARt2My33cX
— Israel Defense Forces (@IDF) January 27, 2019