Mais de 100 líderes cristãos do Reino Unido entram com ação legal contra o governo britânico por proibir os cultos presenciais aos domingos

Mais de 100 líderes cristãos estão entrando com uma ação legal contra o governo inglês e galês por forçar as casas de culto a cessar os cultos presenciais de domingo, devido a outro bloqueio de COVID-19.

O grupo de líderes religiosos entrou no dia 15 de novembro com um pedido de revisão judicial das decisões sem precedentes do governo inglês e galês de fechar igrejas durante o bloqueio. Os pastores dizem que as restrições ao culto público violam o Artigo 9 da Lei dos Direitos Humanos sobre a liberdade de expressar crenças religiosas.

O Christian Legal Centre, representante do grupo, argumenta que essas ações de ambos os governos impedem o culto, embora ainda deixem os locais religiosos abertos para atividades seculares.

“Os governos inglês e galês agora introduziram dois conjuntos sucessivos de medidas de bloqueio que proibiram e criminalizaram completamente o culto público comunitário, um aspecto central da vida religiosa dos Requerentes e suas congregações”, diz a declaração. “Com essas medidas, os governos infligiram um terrível custo humano, sem consideração rigorosa de restrições menos onerosas e como parte de um pacote que deixa os locais de culto abertos para atividades seculares”.

Locais de culto foram fechados em março e reabertos em junho para começar a realizar cultos públicos, respeitando o distanciamento social. O último bloqueio permite apenas que as igrejas sejam abertas para pequenos funerais e orações individuais. Os líderes das igrejas dizem que cancelar os serviços dominicais novamente não é razoável porque as casas de culto implementaram procedimentos que cumprem as diretrizes de COVID-19 que reduzem o risco de propagação do vírus chinês.

O Pastor Ade Omooba, cofundador da organização Christian Concern e membro da Ordem Mais Excelente do Império Britânico (MBE), que está liderando a contestação do tribunal, disse: “Ficamos sem alternativa a não ser buscar uma revisão judicial sobre esta questão crucial e neste momento significativo para a liberdade de culto na igreja neste país. Pedimos ao governo para reconhecer a importância vital do ministério da igreja e o princípio da autonomia da igreja em relação ao Estado.”

E o ex-bispo de Rochester, Michael Nazir-Ali, enfatizou que os pastores reconhecem os perigos associados à pandemia, mas defender a liberdade religiosa é fundamental.

“O princípio da liberdade de culto precisa ser mantido e as igrejas têm sido assíduas em manter a segurança nos estabelicimentos e entre os fiéis”, disse ele. “Há um mal-estar generalizado entre muitos líderes da Igreja sobre a falta de provas e consultas sobre a proibição do culto coletivo.

“Os líderes da Igreja veem a adoração coletiva não como um extra opcional, mas como vital para a saúde mental e espiritual dos fiéis, especialmente para os solitários e vulneráveis.”

Alguns funcionários do governo, que discutiram as restrições de COVID durante a pandemia, escreveram ao Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, para apontar que não há evidências científicas que justifiquem o cancelamento dos serviços presenciais novamente, considerando as medidas que as igrejas tomaram para permanecerem seguras.

A ex-primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, também expressou preocupação em relação à política do atual governo.

“Minha preocupação é que o governo hoje torne ilegal a realização de um ato de adoração pública com a melhor das intenções, e isso estabelece um precedente que pode ser mal utilizado por um governo no futuro com a pior das intenções. Isso tem consequências indesejadas”, disse May.

DEIXE UM COMENTÁRIO