Xi Jinping pressiona por um código QR global da Covid

O presidente chinês Xi Jinping está fazendo pressão para a aquisição de um rastreamento global de Covid-19 utilizando códigos QR.

A informação é da CNN americana.

Segundo a matéria, a finalidade é acelerar viagens e negócios internacionais durante a pandemia.

A China ordenou a utilização generalizada de atestados de saúde baseados em códigos QR no começo deste ano.

Por meio de um código de barras eletrônico, o mecanismo armazena todo o histórico de viagens e saúde de uma pessoa. Na justiçava, autoridades asiáticas dizem que o sistema ajuda a conter a propagação do vírus.

“A China propôs um mecanismo global de reconhecimento mútuo de atestados de saúde com base em resultados de testes de ácido nucléico na forma de códigos QR que são aceitos internacionalmente. Esperamos que mais países adotem esse mecanismo”, disse Xi.

A informação também foi registrada pela BBC News, que destacou a preocupação do líder chinês em ‘vias rápidas’ em esfera global.

“Precisamos harmonizar ainda mais as políticas e padrões e estabelecer ‘vias rápidas’ para facilitar o fluxo ordenado de pessoas”, disse ele.

E acrescentou:

“Esperamos que mais países se juntem a este mecanismo.”

Xi Jinping não detalhou que tipo de aplicativo ou sistema de código QR ele estava sugerindo, assim como também não informou quem o projetaria e executaria.

A resistência dos EUA e do mundo

Apesar da pressão chinesa, os sistemas de tecnologia do país asiático vem sendo rejeitado por preocupações com a privacidade, principalmente nas democracias ocidentais.

Vale destacar também que os Estados Unidos têm pressionado seus aliados próximos a abandonar a tecnologia 5G chinesa fornecida pela gigante das comunicações Huawei.

Os EUA têm feito uma forte agenda para que a empresa seja vetada dos leilões, sob argumento de que há ameaça à soberania nacional.

A empresa é a maior fabricante de equipamentos de telecomunicações do mundo e o principal nome na corrida pelo oferecimento de tecnologia 5G.

O post Xi Jinping pressiona por um código QR global da Covid apareceu primeiro em Conexão Política.

DEIXE UM COMENTÁRIO