Capelão da Força Aérea dos EUA, demitido por pregar sobre o pecado da imoralidade sexual, agora luta pela liberdade de expressão e religiosa

Um ex-capelão da Força Aérea dos EUA quer recrutar fiéis em sua luta pela liberdade religiosa. Curt Cizek pregou uma mensagem que, segundo ele, o levou à demissão do exército. Ele disse que nunca havia sido punido por pregar até que pregou um sermão para recrutas em 2013, sobre o pecado da imoralidade sexual, na Base Aérea de Lackland, no estado do Texas, informou a CBN News.

“A mensagem era sobre o pecado que não achamos tão ruim”, disse Cizek. “Se você está fazendo sexo com alguém com quem não é casado, você precisa parar. Eu disse, ‘sabe, às vezes a igreja cristã ganhou a reputação de ser preconceituosa porque olhamos para um pecado, a homossexualidade, e então fechamos os olhos e não dizemos nada sobre o pecado heterossexual, e isso é hipócrita.’”

Segundo a CBN News, ele disse que o que aconteceu foi um efeito dominó que terminou em sua demissão involuntária.

“Eu descobri logo depois que uma estagiária lésbica fez uma reclamação sobre o sermão”, disse Cizek. “Ela reclamou que eu disse que todos os homossexuais vão queimar no inferno. Não sei que sermão ela ouviu, porque não foi o que preguei naquele dia.”

2.500 trainees ouviram o sermão daquele dia e Cizek disse que, pelo que sabe, apenas uma pessoa reclamou.

“Também tínhamos uma comandante assumidamente lésbica trabalhando no treinamento básico e quando ela ouviu sobre a reclamação da estagiária, ela não desistiu”, disse Cizek. “Meus relatórios de desempenho foram rebaixados, minha recomendação de promoção foi rebaixada. Fui preterido duas vezes para promoção e involuntariamente removido da Força Aérea em 2016.”

Isso significa que mesmo com quase 30 anos de serviço, quase 20 deles na ativa, Cizek não pode se aposentar da Força Aérea. Ele disse que embora seja uma perda líquida de mais de 1 milhão de dólares em pensões e benefícios de saúde, ele vê um problema maior.

“Mesmo se eu dissesse o que ela disse que eu disse, está coberto pelo meu direito da Primeira Emenda de pregar e ensinar de acordo com minhas crenças religiosas”, disse Cizek. “Ou acreditamos que todos têm direitos da Primeira Emenda ou não.”

“Tudo o que ele quer fazer é servir a Deus e servir ao seu país, isso é tudo o que ele quer fazer”, disse o advogado de Cizek, Paul Platte.

“Os regulamentos da Força Aérea permitiam especificamente que ele desse esse tipo de sermão. A Primeira Emenda protege sua liberdade de expressão e de religião. Portanto, francamente, achamos um absurdo o que aconteceu com ele.”

Eles dizem que a Força Aérea nunca colocou por escrito que o sermão causou os relatórios de baixo desempenho, mas o acusou de violar protocolos não relacionados. Cizek nega que, após apelar aos escalões mais altos da Força Aérea, recebeu um documento que supostamente mostrava os motivos da decisão.

“Aqui no topo da página está escrito os motivos da decisão e, em seguida, deixa em branco tudo que explica o motivo da decisão”, disse Platte, segurando o documento. “Mas sabemos o por quê, porque ele foi disciplinado três dias depois de dar o sermão sobre a imoralidade sexual.”

A CBN News entrou em contato com a Força Aérea para comentários e funcionários enviaram um comunicado que diz em parte:

“O candidato, Curt Cizek, alega que foi vítima de represália … com base na análise do conselho, eles não concluem que o candidato foi vítima de represália. O conselho afirma que o candidato não conseguiu estabelecer que …”

Cizek estendeu a mão aos parlamentares americanos e até mesmo à Casa Branca. O gabinete do Vice-presidente, Mike Pence, encaminhou o caso de Cizek ao Conselho da Força Aérea para Correção de Registros Militares para reconsideração, mas as autoridades locais se recusaram a reabrir o caso. Agora o gabinete do Inspetor-Geral do Departamento de Defesa está investigando. Cizek espera que os cristãos que tomem conhecimento do caso se levantem e não se calem sobre o ocorrido.

“Precisamos de algum incentivo de outros fiéis”, disse Platte.

“Este é um momento para os cristãos conservadores serem ouvidos, deixando seus parlamentares, a Casa Branca, a Força Aérea, o Secretário de Defesa saber como eles se sentem”, disse Cizek. “A verdadeira intolerância está impedindo as pessoas de falar a verdade. Essa é a verdadeira intolerância e fanatismo que existe em nossa nação hoje.”

Cizek está pedindo aos cidadãos preocupados com sua situação que enviem um e-mail à Casa Branca em seu nome e defesa.

DEIXE UM COMENTÁRIO