Ex-presidente do Peru preso no caso Odebrecht passa por cirurgia de emergência

Advogado de Pedro Pablo Kuczynski diz que médicos colocarão marcapasso no ex-presidente peruano.

Pedro Pablo Kuczynski, ex-presidente do Peru, passa por cirurgia de emergência neste sábado (27) em decorrência de problemas cardíacos. Internado há pouco mais de uma semana, o político está preso desde 10 de abril por causa dos desdobramentos do caso Odebrecht no país.

O advogado de Kuczynski, César Nakazaki, detalhou que os médicos vão colocar um marcapasso no ex-presidente peruano. Exames médicos revelam que Kuczynski apresenta taquicardia ventricular esporádica com potencial risco de fibrilação ventricular – o que pode levar à morte súbita.

Com a gravidade do estado de saúde de Kuczynski, a Justiça peruana deve decidir se concede prisão domiciliar ao ex-presidente. As autoridades haviam determinado prisão preventiva por 36 meses, na semana passada.

Kuczynski governou o Peru entre 2016 e 2018. Ele é investigado por lavagem de dinheiro – o segundo ex-presidente peruano pelo escândalo da empresa brasileira Odebrecht, que envolveu outros dois ocupantes do cargo.

Conhecido pela sigla PPK, o ex-banqueiro de Wall Street é investigado por pagamentos feitos pela construtora a duas empresas ligadas a ele, quando era ministro da Economia do governo de Alejandro Toledo (2001-2006).

De acordo com promotores, Kuczynski recebeu US$ 300 mil da Odebrecht para a campanha que o levou ao poder em 2016.

O ex-presidente Alan García, que governou o país entre 2006 e 2011, cometeu suicídio há 10 dias, logo após receber ordem de prisão por um caso relacionado com a Odebrecht.

DEIXE UM COMENTÁRIO