Em reportagem publicada no blog Radar da Mídia, da revista Veja, nesta segunda-feria (11), o jornalista Evandro Éboli afirma: “Bolsonaro determina suspensão da taxa antidumping do leite em pó”.
“O presidente Jair Bolsonaro determinou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que seja cancelada a suspensão da taxa de antidumping para a importação do leite em pó, integral ou desnatado oriundo da União Europeia e da Nova Zelândia“, diz a matéria publicada na revista Veja.
O parágrafo acima é o primeiro do texto assinado pelo jornalista Evandro Éboli. Segundo ele, “a decisão política já está tomada. Agora, é saber se será feita por decreto ou portaria”.
Entretanto, de acordo com o presidente da República, Jair Bolsonaro, a informação é falsa.
“Mais uma canalhice do @radaronline”, escreveu Bolsonaro em seu perfil oficial no Twitter na tarde desta segunda-feira (11).
Mais uma canalhice do @radaronline : pic.twitter.com/IYztv6oZ6z
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 11, 2019
Mas o blog da revista Veja não foi o único a publicar uma reportagem sobre o assunto.
Segundo informações publicadas pelo jornal O Globo, a decisão foi tomada por Bolsonaro mediante forte pressão dos produtores:
Mesmo internado se recuperando da cirurgia, em São Paulo, com restrições de visitas, Bolsonaro foi fortemente pressionado por produtores de leite por conta da decisão do governo de derrubar a taxa antidumping.
O presidente ligou para Guedes e determinou ao ministro resolver a questão. Na avaliação do presidente, os produtores locais não podem sair perdendo.