Israel ameaça atacar Irã se EUA afrouxarem as sanções e retomarem acordo nuclear de 2015

Autoridades israelenses alertaram que atacarão o Irã se Biden afrouxar as sanções dos EUA contra o Irã e se juntar novamente ao Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA) de 2015, também conhecido como acordo nuclear com o Irã.

Duas semanas atrás, Tzachi Hanegbi, membro do gabinete e principal conselheiro do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, ameaçou que Israel tomaria medidas, como fez contra o Iraque na década de 1980 e contra a Síria em 2007, para impedir o Irã de avançar seu programa nuclear.

Habegbi disse: “Se o governo dos Estados Unidos voltar a aderir ao acordo nuclear – e essa parece ser a política declarada a partir de agora – o resultado prático será que Israel estará novamente sozinho contra o Irã; é claro que não permitiremos. Já fizemos duas vezes o que precisava ser feito, em 1981 contra o programa nuclear do Iraque e em 2007 contra o programa nuclear da Síria”, noticiou o The Times of Israel.

Os comentários de Hanegbi referiram-se aos ataques de Israel ao Iraque e aos reatores nucleares da Síria.

Na segunda-feira (25), uma fonte israelense disse ao Breaking Defense que Israel poderia ir tão longe a ponto de definir uma decisão do governo Biden de aliviar as sanções impostas contra o Irã como uma linha vermelha antes de Israel iniciar um ataque.

“Israel precisa saber – e rápido – se Washington planeja parar a corrida do Irã para [desenvolver] a bomba ou tomar alguma ação para fazer isso”, disse a fonte à Breaking Defense.

Especialistas israelenses concordam que qualquer concessão a Teerã apenas acelerará a corrida do Irã para desenvolver uma bomba nuclear. “Veja o exemplo norte-coreano. O mesmo vai acontecer no Irã ”, disseram as fontes à Breaking Defense.

O Irã tem vários objetivos, diz Yossi Kuperwasser, ex-diretor-geral do Ministério de Assuntos Estratégicos de Israel e chefe da divisão de pesquisa da Inteligência Militar das Forças de Defesa de Israel (IDF).

Segundo Kuperwasser, o primeiro é encurtar o período necessário para atingir quantidades adequadas de urânio enriquecido a um nível superior a 90% para a produção de um dispositivo explosivo nuclear. O Irã possui atualmente 4,5% de material enriquecido que, se enriquecido ainda mais, será suficiente para mais de dois artefatos explosivos nucleares. O tempo que o Irã leva para obter a quantidade de urânio necessária para um dispositivo a partir do momento em que decide fazê-lo é de cerca de dois meses, mas se o enriquecimento de 20% for realizado apenas pelas 1.000 centrífugas operando em as profundas instalações subterrâneas, como os iranianos fizeram até agora, levará mais tempo.

“Os iranianos instalaram recentemente cascatas (conjuntos) de centrífugas avançadas na instalação subterrânea de Natanz, e se o enriquecimento de 20% também for conduzido lá, o tempo necessário para armazenar o material será reduzido”, disse Kuperwasser em um artigo abrangente que escreveu para o Centro de Relações Públicas de Jerusalém, um thinktank israelense.

Desde que o presidente Donald Trump retirou os EUA do acordo com o Irã em 2018, os EUA têm cada vez mais imposto sanções ao Irã, sob uma campanha de “pressão máxima”. O Irã, por sua vez, violou seus próprios compromissos com o acordo nuclear e tem armazenado e enriquecido urânio além dos níveis permitidos pelo acordo.

A fonte da Breaking Defense disse que a inteligência israelense está monitorando de perto as instalações nucleares do Irã e “as pessoas que precisam saber são atualizadas a cada hora”.

Israel talvez já ter agido para conter o programa nuclear iraniano. Na quinta-feira (21), Israel parece ter atacado um alvo iraniano na Síria. O Irã tem apoiado o regime do líder sírio, Bashar Al-Assad, durante a guerra civil síria nos últimos anos.

“Esta pressão vai continuar e crescer, como uma preparação para um ataque direto a alvos no Irã”, disse a fonte, abordando o suposto ataque israelense de quinta-feira.

Biden tem sugerido repetidamente que os EUA deve voltar ao acordo nuclear com o Irã de 2015, e seu site de campanha disse que ele “entraria novamente no acordo, usando diplomacia obstinada e apoio de nossos aliados para fortalecê-lo e estendê-lo, ao mesmo tempo que reagiria de maneira mais eficaz contra as outras atividades desestabilizadoras do Irã”.

Mordechai Kedar, um analista israelense sobre o Irã e o mundo árabe, disse à Breaking Defense que acredita que o de Biden irá ignorar os pedidos de Israel. Kedar disse: “O novo governo fará de tudo para trazer o Irã de volta à família das nações, sem realmente compreender seus reais objetivos”.

Antevendo suas expectativas para o governo Biden em dezembro, o presidente iraniano Hassan Rouhani previu que Biden voltaria ao acordo com o Irã e as sanções impostas pelos EUA “seriam quebradas”.

Em contraste, o secretário de Estado indicado de Biden, Antony Blinken, disse durante uma audiência de confirmação do Senado na semana passada, que um retorno ao acordo com o Irã ainda está “muito longe”. Blinken disse: “Teríamos que ver, uma vez que o presidente estiver no cargo, quais passos o Irã realmente dá” e avaliar se “eles estão voltando ao cumprimento de suas obrigações”; e disse que um retorno ao acordo de 2015 serviria como um plataforma para um “acordo mais longo e mais forte” para abordar o programa de mísseis do Irã e seu patrocínio de terrorismo e outras atividades malignas.

O post Israel ameaça atacar Irã se EUA afrouxarem as sanções e retomarem acordo nuclear de 2015 apareceu primeiro em Conexão Política.

DEIXE UM COMENTÁRIO