Melhores maneiras de armazenar ração para gato

Tutores de gatos de primeira viagem costumam ter a mesma dúvida a respeito da alimentação de seus pets: como guardar a ração para gato? A primeira etapa, escolher a marca e o tipo, já foi concluída, mas onde guardar o produto?

Seja a ração úmida ou seca, é importante ter um cuidado especial com o armazenamento porque, afinal de contas, é a comida de seu gatinho. Assim como não gostamos de refeições com aspecto ruim, com textura e sabor comprometidos, os animais também não gostam.

Armazenar corretamente a ração faz com que ela mantenha suas características de aroma e sabor originais, e previne contaminações que poderiam causar doenças. Esse é um dos motivos pelos quais veterinários não recomendam compra a granel, por exemplo.

Ração seca

Caso a opção de alimento do seu gato seja a ração seca, comece procurando por um pote hermético, em lojas de utensílios domésticos. Existem diversos modelos, tanto de plástico como de vidro, com tampas que vedam muito bem e vão proteger o conteúdo do ar.

Porém, não coloque o saco inteiro de ração dentro do pote. O mais recomendável é guardar fora da embalagem somente o que o bichinho for consumir durante uma semana.

Isso porque a embalagem é metalizada por dentro justamente para impedir o contato do alimento com luz direta e ar. Estes são conhecidos por alterar as características da ração. Portanto, sempre mantenha a maior parte do produto na embalagem, e o consumo da semana no pote.

Para manter o saco bem fechado, use presilhas clipe, também facilmente encontradas nas lojas de utensílios domésticos. Guarde-o em um local onde não haja incidência de luz direta, ou calor excessivo.

Não guarde, tanto o saco de ração como o pote, em despensas e armários de limpeza. Esses locais não são adequados pois o cheiro forte dos produtos pode passar para o alimento do seu amigo, e até mesmo contaminá-la.

Se não armazenamos nossa comida do dia a dia ao lado do sabão em pó, não devemos fazer isso com a ração de nossos pets.

Preste atenção também a validade. Quando abrir uma embalagem nova, anote em algum lugar de fácil acesso e que esteja sempre visível a data em que isso ocorreu.

Servir ração vencida para o animal pode causar algum problema no trato digestivo dele no futuro. Evite situações como essa observando a validade, e comprando pacotes para durar o mês.

Muitas marcas enchem prateleiras com pacotes de 15kg a preços promocionais que atraem a atenção dos tutores querendo economizar. Resista a essa tentação, e compre o tamanho adequado para alimentar seu animal por um mês.

Essa atitude evita que a ração fique muito tempo guardada e, quanto mais tempo, pior para as características nutricionais do produto.

Por último, fique de olho no consumo de água do gato. Rações secas quase não tem água na composição e alguns gatos podem ter dificuldades para se hidratar. Se for o caso, pode ser interessante oferecer um pouco de ração úmida.

Ração para gato úmida

A preferida por muitos gatos, por conta da textura e aroma agradáveis. A ração para gato úmida vem em latinhas de diversos tamanhos. Algumas dão para uma refeição, outras podem servir até três.

Caso seja uma lata maior, após o consumo, retire todo o conteúdo que restou e coloque-o num pote fechado, dentro da geladeira. A refrigeração vai manter o alimento fresco, e a tampa impede o contato com o ar e com outros cheiros de dentro da geladeira.

Apesar de normalmente servimos um pouco mais de ração seca do que o gatinho vai consumir numa refeição, não podemos fazer isso com a úmida. Separe a porção da refeição, apenas, e se ele não consumir tudo, jogue fora o que sobrou.

Ao contrário da ração seca, ela estraga com mais facilidade e não pode ser deixada no potinho para que o pet faça uma “boquinha” mais tarde.

Atente-se também a validade destes produtos, principalmente quanto ao tempo máximo para consumo após abrir a lata. Se notar qualquer aspecto estranho, como cheiro diferente, textura ou cor, não sirva o alimento. Isso pode indicar que ele está contaminado ou vencido.

Com essas dicas práticas, fica mais fácil saber como armazenar a ração para gato de maneira adequada, mantendo-a sempre fresquinha e saborosa para seu melhor amigo.

DEIXE UM COMENTÁRIO